(41) 99208-8808

Terapia Analítico-Comportamental

“Desde o primeiro dia de nossas vidas, temos a capacidade de aprender e nos adaptar aos mais diversos ambientes e estilos de vida. Ao longo da vida, vamos estabelecendo certo padrão de comportamento, ou seja, maneiras de lidar com as situações da vida. Esses padrões passam a fazer parte da nossa rotina e se automatizam. Entretanto, não temos controle sobre os variados eventos desafiadores que podem surgir. Muitas vezes, não possuímos as ferramentas necessárias em nosso repertório comportamental, para lidar com algum desses eventos. Essa é a hora de rever os antigos padrões e aprender novas habilidades!”

A Terapia Analítico-Comportamental (TAC) é um formato de psicoterapia que busca entender a relação do indivíduo com o meio que o cerca, pois os problemas que ele apresenta são oriundos dessa relação. Assim, o psicólogo busca identificar, por meio da análise funcional, os fatores contextuais que mantém o problema do cliente. Entende-se como comportamento, as ações, pensamentos e, em especial os sentimentos que levam uma pessoa a procurar a ajuda de um psicólogo. Quanto mais um indivíduo é capaz de conhecer os fatores que controlam seus comportamentos, mais capaz ele será de participar ativamente em suas escolhas e consequentemente em promover mudanças em sua vida.

A TAC é indicada para o tratamento dos mais diversos transtornos psiquiátricos – transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtornos de personalidade, transtornos alimentares – até outros tipos de dificuldades. Além disso, ela é uma terapia focada no presente e se destaca pela obtenção de resultados em curto prazo.

Deixe seu comentário