(41) 99208-8808

Terapia Comportamental Dialética

A Terapia Comportamental Dialética (TCD) é direcionada para o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline. Ultimamente ela vem se mostrando eficaz, também no tratamento de outros distúrbios, como o transtorno bipolar, transtornos alimentares e abuso de substâncias (álcool e drogas).

Na maioria das vezes, clientes nessas condições relatam “não possuírem uma vida que valha a pena viver”. Os problemas enfrentados por eles são de ordem estrutural (financeiros, organizacionais e profissionais) e psicológica/emocional (intolerância ao estresse, falta de autocontrole e dificuldade para estabelecer relacionamentos sólidos e duradouros).

Indivíduos com Transtorno de Personalidade Borderline geralmente sofreram eventos traumáticos em suas vidas, como, abuso sexual e/ou físico e psicológico, além de inúmeras outras invalidações. Dessa forma, o senso de self (noção de si, das suas emoções, sentimentos, desejos, necessidades, dificuldades, etc) ficou prejudicado nesses indivíduos.

TCD é um tratamento altamente estruturado e tem como objetivo desenvolver o autocontrole, tolerância a estresses, regulação emocional e a eficácia interpessoal. O núcleo do tratamento baseia-se em criar um contexto de validação. Dentro desse contexto, o terapeuta utiliza estratégias e ferramentas para promover as mudanças necessárias e construir junto ao cliente “uma vida que valha a pena viver”

2 Respostas

Deixe seu comentário