Terapia Comportamental Dialética

A Terapia Comportamental Dialética (DBT) é direcionada para o tratamento de indivíduos que sofrem de desregulação/instabilidade emocional. Entende-se que a pessoa possui humor desregulado quando ocorre uma sensibilidade emocional grande frente às situações e um efeito prolongado da emoção na pessoa.

Inicialmente a DBT foi criada para o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline, para o qual ela continua sendo um dos tratamentos com maiores evidências científicas. Porém, ultimamente esse tratamento também vem se mostrando eficaz em casos de transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos alimentares, abuso de substâncias, entre outras condições onde existe a presença da desregulação emocional e da impulsividade.

Na maioria das vezes, clientes nessas condições relatam “não possuírem uma vida que vale a pena ser vivida”. Os problemas enfrentados por eles são diversos, podendo ser desde problemas de ordem estrutural (financeiros, organizacionais e profissionais), a problemas de ordem psicológica/emocional (intolerância ao estresse, falta de autocontrole e dificuldade para estabelecer relacionamentos sólidos e duradouros).

É comum também encontrar eventos traumáticos no histórico de vida desses indivíduos, como, abuso sexual, e/ou físico e psicológico, além de inúmeras outras invalidações. Dessa forma, o senso de self (noção de si, das suas emoções, sentimentos, desejos, necessidades, dificuldades, etc) fica prejudicado.

DBT é um tratamento altamente estruturado e tem como objetivo desenvolver a regulação emocional, o autocontrole, a tolerância ao estresse e a eficácia interpessoal. O núcleo do tratamento baseia-se em criar um contexto de validação. Dentro desse contexto, o terapeuta utiliza estratégias e ferramentas para promover as mudanças necessárias e construir junto ao paciente “uma vida que vale a pena viver”.

AGENDE SEU ATENDIMENTO