(41) 99208-8808

Terapia de Ativação Comportamental

“A depressão tem sido considerada a “gripe” dos transtornos psiquiátricos, ou seja, é cada vez mais comum encontrar indivíduos que apresentam sintomas depressivos.

Estima-se que cerca de 3% a 5% da população em geral será afetada pela depressão em algum momento de sua vida. O não tratamento de um episódio depressivo aumenta a probabilidade de ocorrência de um novo episódio e do desenvolvimento da depressão crônica.
A Terapia de Ativação Comportamental (Behavioral Activation) possui fortes evidências científicas no tratamento da depressão e se destaca pela apresentação de resultados a curto prazo.

Ela parte do princípio de que a depressão aparece frente a incidentes que ocorreram na vida do indivíduo depressivo, fazendo com que ele reaja de forma passiva e evitativa às mais diversas situações da vida.

Esse padrão piora não somente os problemas situacionais, como também a própria depressão.
Dessa forma, durante o tratamento com a Terapia de Ativação Comportamental, o terapeuta guiará o indivíduo depressivo para que ele consiga quebrar o ciclo da depressão e se tornar mais ativo. Isso acontecerá por meio do engajamento em atividades personalizadas, que tem a função de ajudar a aliviar os sintomas da depressão e fazer com que o indivíduo sinta que possui mais controle sobre a sua vida.

Deixe seu comentário