(41) 99208-8808

Terapia Analítica Funcional

“As relações sociais, ou a relativa falta das mesmas, constituem um grande fator de risco para a saúde – competindo com o efeito de fatores de risco bem estabelecidos para a saúde, como tabagismo, pressão arterial, lipídios no sangue, obesidade e falta de atividade física.” House, Landis e Humberson (1988).

A Psicoterapia Analítica Funcional é uma terapia comportamental que tem como foco auxiliar o cliente a construir relações sociais mais satisfatórias.

Ela parte do princípio que, a terapia é um dos contextos de vida do cliente. Nele, ele emite comportamentos similares aos que ocorrem nos demais contextos. Assim, os mesmos problemas que ele apresenta no dia-a-dia com as pessoas, ocorrem na relação com o terapeuta. Essa é uma oportunidade que ambos – terapeuta e cliente – tem de construir uma relação segura, baseada na confiança e no respeito, para que o cliente possa se sentir acolhido e consiga mudar aquilo que incomoda.

Quando os denominados “comportamentos-problema” ocorrem na presença do terapeuta e naquele exato momento são trabalhados, aumenta-se a probabilidade do cliente apresentar também melhoras na maneira de se relacionar com as demais pessoas.

A FAP se destina ao tratamento de problemas da vida cotidiana que tenham a ver com relacionamentos interpessoais, assim como ao tratamento dos mais diversos transtornos psiquiátricos.

Deixe seu comentário