O que é ?

O Transtorno Bipolar é caracterizado como uma perturbação do humor, sendo assim, é considerado um transtorno do humor. A característica mais marcante do Transtorno Bipolar são as alterações de humor, que se resumem basicamente em períodos de depressão e mania ou hipomania. É importante ressaltar que, no geral, as pessoas sofrem alterações de humor no dia-a-dia, mas essas alterações acontecem de forma muito mais intensa em indivíduos que sofrem do transtorno, causando prejuízos sérios em diversas áreas da vida.

O Transtorno Bipolar é grave, podendo levar ao suicídio. De acordo com os manuais de diagnóstico, DSM V e CID 10, o Transtorno Bipolar pode ser classificado em: Transtorno Bipolar Tipo I, Transtorno Bipolar Tipo II, Transtorno Bipolar não especificado ou misto e Transtorno Bipolar ciclotímico. O que os diferencia entre si é a durabilidade e intensidade dos sintomas.

Sintomas do Transtorno Bipolar

  •  Fase da mania: alteração do humor (que se torna mais expansivo) e das funções vegetativas, como sono (dorme menos), cognição (pensamentos acelerados), psicomotricidade e nível de energia (a pessoa fica mais “elétrica”). A libido também costuma ser exacerbada. Os prejuízos que o indivíduo pode ter nessa fase costumam ser mais devastadores (gastos descontrolados, envolvimentos afetivos apressados, demissão impulsiva do emprego, conflitos com pessoas próximas, entre outros).
  • Fase da  hipomania:  é  muito semelhante com a mania, porém, os sintomas são menos intensos e a crise é mais breve. Durante essa fase o indivíduo apenas aparenta estar mais animado, eufórico ou sociável, o que não acarreta em tantos prejuízos.
  • Fase da depressão: acontece o contrário daquilo que ocorre na mania. O indivíduo sente-se menos disposto, excessivamente triste, irritado, mais desatento e com menor capacidade de concentração e, na maioria das vezes incapaz de realizar as atividades rotineiras. Além disso, há diminuição da libido e frequentemente sentimentos intensos de culpa e inutilidade.

Como identificar o Transtorno Bipolar

O diagnóstico do Transtorno Bipolar requer uma minuciosa avaliação clínica, que deve ser realizada por psicólogos e psiquiatras.  Existem alguns sinais que podem indicar a presença do transtorno e que devem ser levados a sério por quem os identifica. São eles: alterações drásticas no sono, como diminuição ou aumento da necessidade de dormir, humor eufórico com presença de pensamentos de grandeza, alucinação e delírios, prejuízos na vida social causados por comportamentos impulsivos, falta de sentido para a vida, ideias suicidas, aumento ou diminuição exacerbada da libido, gastos impulsivos e comportamento agressivo.

Como identificar o Transtorno Borderline

O diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline requer uma minuciosa avaliação clínica, que deve ser realizada por psicólogos e psiquiatras. Porém, existem alguns sinais que podem indicar a presença do transtorno em um indivíduo: intolerância à solidão, desvios sexuais, automutilação, esforços suicidas, abuso ou dependência de substâncias, solidão, tédio ou vazios crônicos, relacionamentos tempestuosos, regressões em tratamentos psicológicos e/ou psiquiátricos, ansiedade e raiva crônica, preocupações com abandono, vida financeira caótica, dificuldades de organização, perda do controle da raiva e dificuldade de se manter em um trabalho.

Como a terapia pode ajudar

O tratamento do Transtorno Bipolar requer intervenções medicamentosas e de psicoterapia. Atualmente a Psicoterapia Comportamental Dialética vem mostrando resultados positivos, principalmente no que diz respeito a capacitar o indivíduo a regular de forma mais saudável as suas emoções, além de ajudá-lo a construir uma vida satisfatória sem que para isso ele necessite alterar seu humor drasticamente.

A Terapia Comportamental Dialética também habilita o indivíduo a lidar de forma mais efetiva com seus relacionamentos interpessoais e amorosos, além de auxiliá-lo no controle de impulsos.

Se você tiver dúvidas a respeito do tratamento para Transtorno Bipolar em Curitiba entre em contato comigo.

AGENDE SEU ATENDIMENTO