Trata-se de uma condição neurobiológica de origem genética que acomete cerca de 5 a 12% da população mundial. O TDAH afeta diretamente as funções executivas do cérebro, que são responsáveis tanto pela regulação dos comportamentos sociais quanto das habilidades cognitivas, causando impactos negativos nas atividades sociais, acadêmicas e ocupacionais do paciente.
O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?
Sintomas
- De acordo com o Manual Diagnóstico (DSM-5), há 3 tipos de TDAH:- Desatenção predominante: Nesse caso, os sintomas de desatenção são mais evidentes e intensos e, a impulsividade e hiperatividade não ocorrem ou não são relevantes. Algumas características desse tipo são:
- Desatenção a detalhes importantes
- Manter atenção em tarefas como leitura, conversação, escrita ou jogos
- Dificuldade para seguir instruções
- Dificuldade para concluir tarefas
- Relutar em participar de tarefas que exigem foco e esforço mental ou que são demoradas (procrastinar)
- Perder coisas (celular, chaves, objetos pessoas no geral) e esquecer compromissos
- Ser facilmente distraído por estímulos ambientais
- Dificuldade em construir e manter rotina
– Hiperatividade/Impulsividade predominante: Nesse caso, há maior intensidade nos sintomas hiperativos e impulsivos e, os sintomas de desatenção não ocorrem ou não são relevantes. Algumas características desse tipo são:
- Agitar mãos ou pés
- Dificuldade para permanecer parado ou sentado
- Dificuldade para permanecer em silêncio e sozinho
- Dificuldade em esperar sua vez
- Falar demais
- Interromper os outros em uma conversa
- Sentir-se a “mil por hora”
- Sentir que o pensamento está acelerado
- Tomar decisões precipitadas e logo após se arrepender
– Combinado: Nesse caso há uma combinação tanto dos sintomas de desatenção quanto de impulsividade e hiperatividade. Sendo assim, o indivíduo pode experimentar um amplo conjunto de sintomas.
Como identificar o TDAH?
Na infância, a criança começa a apresentar os primeiros sinais normalmente por volta dos 7 anos de idade e o fracasso escolar é um dos sinais mais evidentes de TDAH. Na fase adulta, o fracasso acadêmico, ocupacional e social também são sinais claros. Além disso, na fase adulta é muito comum surgirem comorbidades, como depressão e ansiedade.
Como a terapia pode ajudar?
A terapia com o paciente com TDAH consiste em construir estratégias para lidar com a desatenção e a hiperatividade/impulsividade, por meio de estratégias de construção de rotinas, organização, planejamento, regulação emocional, treino de atenção, concentração e espera e treino de tolerância ao mal estar.