O que é ?

Trata-se de um estado severo de cansaço e esgotamento físico e mental, que é causado devido ao estresse proveniente do trabalho ou de outras situações da vida do paciente.

Sintomas do Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é caracterizada por uma série de sintomas, físicos e emocionais, como, dores de cabeça e musculares, problemas gastrointestinais, alterações no sono e apetite, fadiga, sensação de fracasso, desânimo e desesperança, irritabilidade, dificuldade para realizar as tarefas do trabalho, dificuldades na concentração, atenção e memória, alterações de humor e negatividade e isolamento.

Como identificar o Burnout

É comum que pessoas com quadro de esgotamento apresentem sintomas depressivos intensos e quadros de ansiedade agudos, como síndrome do pânico. Inclusive, muitas vezes, o indivíduo procura o tratamento para lidar com esses sintomas, não relacionando eles a um quadro maior e prioritário, que é a condição estressora. Outro fator importante a ser notado é de que, geralmente, a Síndrome de Burnout está associada a condições profissionais, porém, é possível que qualquer indivíduo entre em esgotamento profundo, mesmo que a principal causa não seja o estresse proveniente do trabalho. É comum, por exemplo, que mulheres com acúmulo de funções (conciliar os papéis familiares, profissionais e sociais) sofram de exaustão intensa em algum momento da vida.

Como a terapia pode ajudar

A psicoterapia auxilia o paciente que se encontra em exaustão a modificar alguns hábitos rotineiros e a adquirir habilidades de autocuidado e de manejo de estresse

AGENDE SEU ATENDIMENTO