CasamentoCotidianoRelacionamentos

Dependência emocional: saiba identificar quando se torna prejudicial

Gostaria de iniciar o texto fazendo uma breve distinção entre a dependência saudável e aquela que pode ser prejudicial. De certa forma, todos dependemos do outro, pela simples característica social da nossa espécie. Precisamos de afeto, cuidado, troca, compartilhamento e intimidade. Nascemos totalmente dependentes, não só fisicamente, mas, diversos estudos apontam que um bebê não…

Continue lendo
CotidianoMaternidade

Desenvolvimento emocional: como ensinar seu filho sobre as emoções?

Lidar com os sentimentos é uma tarefa bastante complexa e difícil. Isso acontece porque, quando falamos em emoções, automaticamente nos referimos à um vasto sistema. Nesse sentido, ser emocionalmente inteligente significa conhecer o máximo possível o funcionamento desse sistema, para poder controlá-lo, ao invés de permitir que “ele nos controle”. Assim, podemos dizer que, uma…

Continue lendo
Cotidiano

Instabilidade emocional: quando de fato se torna um problema?

Algumas condições psicológicas, como, o Transtorno Bipolar e o Transtorno de Personalidade Borderline, têm como principal característica/sintoma a instabilidade ou desregulação emocional. Isso significa que, indivíduos com esses traços possuem muito mais dificuldade para manter seu humor em equilíbrio, o que resulta em uma série de prejuízos interpessoais e organizacionais. Porém, é muito comum as…

Continue lendo
Cotidiano

Saúde mental masculina: eles também merecem!

Algumas pesquisas sugerem que as mulheres possuem cerca de 40% de chance maior de sofrer algum transtorno mental do que o homem. As causas vão desde aspectos biológicos, como, mudanças hormonais nas diferentes fases da vida, à ambientais, como, mudanças nos papéis desempenhados pelas mulheres na sociedade contemporânea. Consequentemente, o público feminino lidera a busca…

Continue lendo
Psicoterapia

Transtorno de Personalidade Borderline: Causas segundo a Terapia Comportamental Dialética

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) – conforme já mencionei em textos anteriores – trata-se de uma condição grave, cuja principal caraterística é um padrão de humor instável e desregulado. Isso quer dizer que, os indivíduos com diagnóstico de TPB apresentam variações frequentes de humor, que podem alterar em um pequeno espaço de tempo (por…

Continue lendo