Prevenção

Suicídio X Manipulação: quando as aparências enganam

Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio, tema extremamente relevante, tendo em vista que, cerca de uma em cada 100 mortes ocorre por suicídio atualmente no mundo (segundo dados da OMS). Prevenir o suicídio, antes de mais nada, significa falar sobre ele, levando para a população, informações baseadas em pesquisas científicas ou pautadas…

Continue lendo
CasamentoHomens

Angústias masculinas: como lidar com o medo de abandonar o papel de provedor principal

Em minha prática clínica tenho percebido um interesse maior, por parte dos homens, pela procura de um tratamento psicológico. Considero isso muito positivo, uma vez que, esse fato reflete, de certa forma, mudanças nos papéis sociais masculinos. Esse texto tem como objetivo levar em consideração o sofrimento masculino nesse processo de transformação social dos papéis,…

Continue lendo
Cotidiano

Sono: algumas dicas para lidar com a dificuldade em adormecer

Dormir, além de ser uma atividade prazerosa para muitas pessoas, possui uma função essencial para a manutenção de um organismo – mente e corpo – saudável. A privação de sono pode causar uma série de consequências, como, desregulações hormonais, biológicas, neurológicas e psicológicas. Essas, por si, podem acarretar em aumento do risco de doenças cardiovasculares…

Continue lendo
CasamentoRelacionamentos

Relacionamento: o papel da comunicação na resolução de conflitos

Muitos casais que recebo na clínica se queixam das diferenças que percebem entre si, na forma, de lidar com as finanças, de educar os filhos, de conduzir a vida profissional, de relacionar-se com amigos e familiares, de fazer planos para o futuro, de lidar com os mais variados sentimentos, de reagir aos problemas, entre outras…

Continue lendo
CotidianoMaternidadeRelacionamentos

Maternidade: Autocobrança X Autocompaixão

O papel de mãe demanda esforços físicos e psicológicos/emocionais, que causam impactos importantes no contexto social da mulher – relação com o parceiro, amigos, família e relações no âmbito profissional. Ou seja, ser mãe é uma tarefa tão complexa que afeta não somente a vida da mulher, mas também, daqueles que estão ao seu redor.…

Continue lendo