Relacionamentos

Relacionamento: É possível deixar de amar/ter interesse? Como?

Em termos de relacionamento afetivo, uma das situações mais recorrentes que recebo em meu consultório, está relacionada ao sofrimento advindo da falta de interesse ou não reciprocidade do outro. Dentro disso, podemos pensar nos mais diversos contextos, como por exemplo, um término no qual uma das partes não queria romper o relacionamento, ou até mesmo…

Continue lendo
Comporte-sePsicoterapia

Mentes agitadas: características e consequências dos pensamentos obsessivos

Imagino que, em algum momento você já tenha tido a sensação de que sua cabeça irá explodir de tanto pensar em alguma situação que irá acontecer, em como achar a melhor solução, calcular todos os riscos, prever todas as consequências, as falas e reações das pessoas envolvidas, inclusive os sentimentos, dentre outros pensamentos relacionados –…

Continue lendo
Comporte-se

8 ou 80: dificuldades e consequências por trás do extremismo

Certamente você conhece ou já conheceu alguém cujas formas de agir e pensar são pautadas em extremismos, ou seja, que demonstram total intolerância frente a exceções. Geralmente trata-se de indivíduos que, no primeiro momento, aparentam grande firmeza quanto as suas convicções, mas, nem sempre conseguem manter-se firmes nelas. Não é difícil identificar esses padrões, basta…

Continue lendo
Adolescentes

Desregulação emocional na adolescência: que tipo de educador você está sendo?

É bastante comum que certas características relacionadas a forma como o indivíduo lida com suas próprias emoções tornam-se mais evidentes durante a fase da adolescência. Geralmente é nessa fase que alguns pais começam a perceber que existe algo de errado na forma como seu filho age e se expressa. Agressividade, tristeza excessiva, intolerância a frustração,…

Continue lendo
Prevenção

Suicídio X Manipulação: quando as aparências enganam

Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio, tema extremamente relevante, tendo em vista que, cerca de uma em cada 100 mortes ocorre por suicídio atualmente no mundo (segundo dados da OMS). Prevenir o suicídio, antes de mais nada, significa falar sobre ele, levando para a população, informações baseadas em pesquisas científicas ou pautadas…

Continue lendo