Psicoterapia

Para quem, quais problemas e por quê funciona a Terapia Comportamental Dialética?

A Terapia Comportamental Dialética (DBT), criada pela psicóloga americana Marsha Linehan, inicialmente foi proposta para lidar com pacientes que apresentavam ideação e tentativas de suicídio. Diante da sua eficácia em atender tal demanda, a DBT passou a ser utilizada também para atender pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), uma vez que comportamentos de risco…

Continue lendo
Psicoterapia

Terapia Comportamental Dialética: o que você precisa saber antes de se engajar nesse tratamento

A Terapia Comportamental Dialética (DBT) é conhecida atualmente como a terapia mais eficaz para o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e outras condições onde existe desregulação emocional. Diferente de outros modelos de terapia, ela possui características particulares e até mesmo condições, que o paciente deve avaliar antes de decidir seguir esse tipo de…

Continue lendo
AdolescentesFamília

Educando adolescentes a partir de uma postura dialética: a arte de encontrar o “caminho do meio”

Educar crianças/adolescentes nunca foi uma tarefa fácil. A adolescência, em especial, é um período no qual a maioria dos pais se veem de “cabelos em pé”, por ser uma fase carregada de mudanças físicas e comportamentais. Basicamente, isso significa que, as regras que até então funcionavam e eram cumpridas, agora, são questionadas e desobedecidas. Essa…

Continue lendo
Relacionamentos

Satisfação no amor X Frustração: Como lidar com essa batalha?

Esse texto vai especialmente para todas as pessoas que se encontram na busca por um relacionamento afetivo satisfatório. Nesse contexto, uma das queixas mais frequentes tem sido a dificuldade em encontrar parceiros que queiram se comprometer.  Uma das frases que mais ouço é “Não está fácil encontrar alguém. As pessoas não querem nada sério hoje…

Continue lendo
CotidianoRelacionamentos

Por que aceitar é tão importante quanto mudar?

A maioria das pessoas que atendo, me procura principalmente com um objetivo central, que é, mudar! Provocar mudanças nos sentimentos, comportamentos-seus próprios ou dos outros-e até mesmo em seus contextos de vida, são fatores que motivam a maioria das pessoas a procurarem um tratamento psicológico. Certamente, ter controle sobre padrões que nos prejudicam e conseguir…

Continue lendo