CasamentoRelacionamentos

Relacionamento: o papel da comunicação na resolução de conflitos

Muitos casais que recebo na clínica se queixam das diferenças que percebem entre si, na forma, de lidar com as finanças, de educar os filhos, de conduzir a vida profissional, de relacionar-se com amigos e familiares, de fazer planos para o futuro, de lidar com os mais variados sentimentos, de reagir aos problemas, entre outras…

Continue lendo
CotidianoMaternidadeRelacionamentos

Maternidade: Autocobrança X Autocompaixão

O papel de mãe demanda esforços físicos e psicológicos/emocionais, que causam impactos importantes no contexto social da mulher – relação com o parceiro, amigos, família e relações no âmbito profissional. Ou seja, ser mãe é uma tarefa tão complexa que afeta não somente a vida da mulher, mas também, daqueles que estão ao seu redor.…

Continue lendo
Cotidiano

Amor próprio: você sabe do que de fato se trata?

Quando falamos em amor próprio, na maioria das vezes, pensamos em atitudes e comportamentos concretos e “visíveis” por nós mesmos e por aqueles que nos rodeiam. Logo, imaginamos ações como, praticar atividades físicas, alimentar-se bem, zelar pela beleza ou até mesmo, tirar um tempo para se divertir com os amigos. Todas essas atividades certamente demonstram…

Continue lendo
Psicoterapia

Transtorno Afetivo Bipolar: até que ponto é normal que o humor varie?

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma condição psiquiátrica, nas quais os indivíduos que por ela são acometidos sofrem de instabilidade emocional, variando entre episódios de humor elevado e depressão. Para conseguir identificar a “normalidade” das variações, é preciso ficar atento a alguns sinais, principalmente no que diz respeito à intensidade e manifestação (ao longo…

Continue lendo